
24/10/2010
Um porre/ Caio Fernando de Abreu

17/10/2010
E eu tão singular me vi plural."

"Sonhei e fui, sinais de sim,Amor sem fim, céu de capim,E eu olhando a vida olhar pra mim.Sonhei e fui, mar de cristal,Sol, água e sal, meu ancestral,E eu tão singular me vi plural.Sonhei e fui, num sonho à toa,Uma leoa, água de Goa,E eu rogando ao tempo:- Me perdoaE eu rogando ao tempo:- Me perdoaSonhei pra mim, tanta paixão,De grão em grão, verso e canção,E eu tentando nunca ouvir em vão.Sonhei, senti, sol na lagoa,Céu de Lisboa, nuvem que voa,E um país maior que uma pessoa.Sonhei e vim, mares de Espanha,Terras estranhas, lendas tamanhas,E eu subi sorrindo esta montanha.E eu subi sorrindo esta montanha.Sonhei, enfim, e vejo agora,Beijo de Aurora, ventos lá fora,E eu cantando a Deus e indo embora.E eu cantando a Deus e indo embora."
Meu chão fiz de mola
12/10/2010
03/10/2010
Caio Fernando de Abreu/ Arco Iris / Frase
Martha Medeiros/ Fragmento/ por inteiro

"Não passam as dores, também não passam as alegrias.
Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve pra montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças.
Aquela noite que você não conseguiu parar de chorar, aquele dia que você ficou caminhando sem saber para onde ir, aquele beijo cinematográfico que você recebeu, aquela visita surpresa que ela lhe fez, o parto do seu filho, a bronca do seu pai, a demissão injusta, o acidente que lhe deixou cicatrizes, tudo isso vai, aos pouquinhos, formando quem você é.
Não há nenhuma peça que não se encaixe.
Todas são aproveitáveis.
Como são muitas, você pode esquecer de algumas, e a isso chamamos de "passou".
Não passou. Está lá dentro, meio perdida, mas quando você menos esperar, ela será necessária para você completar o jogo e se enxergar por inteiro."
02/10/2010
Frase / Tati Bernardi/ Amar menos
24/09/2010
20/09/2010
Na terra do coração/ Caio Fernando de Abreu

Pode-se ter visões, anunciações, pressentimentos,
ver rostos e paisagens dançando nessa chama azul de ouro. Meu coração é o laboratório de um cientista louco varrido, criando sem parar Frankensteins monstruosos que sempre acabam destruindo tudo. Meu coração é uma planta carnívora morta de fome. Meu coração é uma velha carpideira portuguesa, coberta de preto, cantando um fado lento e cheia de gemidos – ai de mim! ai, ai de mim! Meu coração é um poço de mel, no centro de um jardim encantado, alimentando beija-flores que, depois de prová-lo, transformam-se magicamente em cavalos brancos alados que voam para longe, em direção à estrela Veja.
Levam junto quem me ama, me levam junto também. Faquir involuntário, cascata de champanha, púrpura rosa do Cairo, sapato de sola furada, verso de Mário Quintana, vitrina vazia, navalha afiada, figo maduro,
papel crepom, cão uivando pra lua, ruína, simulacro, varinha de incenso.
Acesa, aceso – vasto, vivo: meu coração teu.
16/09/2010
Caio Fernando de Abreu / Barco/ Fragmento

Eu entro nesse barco, é só me pedir.Nem precisa de jeito certo, só dizer e eu vou.Eu abandono tudo, história, passado, cicatrizes.Mudo o visual, deixo o cabelo crescer, começo a comer direito, vou todo dia pra academia.Mas você tem que remar também.E talvez essa viagem não dure mais do que alguns minutos, mas eu entro nesse barco, é só me pedir.Perco o medo de dirigir só pra atravessar o mundo pra te ver todo dia.Mas você tem que me prometer que vai remar junto comigo.Mesmo se esse barco estiver furado eu vou, basta me pedir.Mas a gente tem que afundar junto e descobrir que é possível nadar junto.Eu te ensino a nadar, juro!Mas você tem que me prometer que vai tentar, que vai se esforçar, que vai remar enquanto for preciso, enquanto tiver forças!Você tem que me prometer que essa viagem não vai ser à toa, que vale a pena.Que por você vale a pena.Que por nós vale a pena.Remar.Re-amar.Amar.
14/09/2010
Clarice Lispecto
12/09/2010
08/08/2010
Tati Bernardi/ Fragemnto / Quero...

Quero ser criança, mulher, homem, et, megera, maluca e, ainda assim, olhada com total reconhecimento de território. Quero sexo na escada e alguns hematomas e depois descanso numa cama nossa e pura. Quero foto brega na sala, com duas crianças enfeitando nossa moldura. Quero o sobrenome dele, o suor dele, a alma dele, o dinheiro dele (brincadeira...). Que ele me ame como a minha mãe, que seja mais forte que o meu pai, que seja a família que escolhi pra sempre. Quero que ele passe a mão na minha cabeça quando eu for sincera em minhas desculpas e que ele me ignore quando eu tentar enrolá-lo em minhas maldades. Quero que ele me torne uma pessoa melhor, que faça sexo como ninguém, que invente novas posições, que me faça comer peixe apimentado sem medo, respeite meus enjôos de sensibilidade, minhas esquisitices depressivas e morra de rir com meu senso de humor arrogante. Que seja lindo de uma beleza que me encha de tesão e que tenha um beijo que não desgaste com a rotina.
30/07/2010
Caio Fernando de Abreu/ Queimar/ Fragmento
20/07/2010
Iyanla Vanzant - Ontem Eu Chorei...

14/07/2010
Uma perda um anjo se foi...
17/06/2010
Caio Fernando de Abreu- Ainda que... Fragmento

"Ainda que dentro de mim as águas apodreçam e se encham de lama e ventos ocasionais depositem peixes mortos pelas margens e todos os avisos se façam presentes nas asas das borboletas e nas folhas dos plátanos que devem estar perdendo folhas lá bem ao sul e, ainda que você me sacuda e diga que me ama e que precisa de mim: ainda assim não sentirei o cheiro podre das águas e meus pés não se sujarão na lama e meus olhos não verão as carcaças entreabertas em vermes nas margens, ainda assim eu matarei as borboletas e cuspirei nas folhas amareladas dos plátanos e afastarei você com o gesto mais duro que conseguir e direi duramente que seu amor não me toca nem me comove e que sua precisão de mim não passa de fome e que você me devoraria como eu devoraria, você ah se ousássemos."
18/05/2010
13/05/2010
Tati Bernardi/ Homem perfeito
12/05/2010
Ferir o orgulho/ Amanda Teles

01/05/2010
Clarice Lispector/ Fragemnto / Ela é assim...

'Ela é assim! Pronto.Mas assim como? Explica!Ela é assim um mix de tudo que se possa imaginar dentro de uma grande capacidade de apenas não ser nada em definitivo. Ela é aquilo que não consegue se encaixar em moldes pré-existentes, parece que ninguém nunca foi antes dela. Ela se incomoda com isso, às vezes, muito. Ela é cheia de sentimentos, parece que suas experiências se manifestam é no dorso do seu colo, e quase sempre, de vez em quando, tudo isso pesa. Mas não tem modo, não existe maneira que a faça ser diferente. E ainda, graças a Deus, ela é diferente. Algo que pesa e que tem o dom da leveza, algo que chora e que se manifesta em sorrisos, algo de forte, mas que se desmancha quando encontra a água.'
26/04/2010
Adolf Hitler/ Fragmento/ Viver verdadeiramente
23/04/2010
Gabriel García Marquez/ Frase

21/04/2010
19/04/2010
Por favor, diferente/ Tati Bernardi/ Texto

Eu não espero que você seja o-grande-amor-da-minha-vida, parei de acreditar nisso na quinta série quando a moça que trabalhava na biblioteca do meu colégio me disse que estava se separando do marido dela. Meus pais estão juntos até hoje, mas a gente sabe bem como vão as coisas ali. A moça da biblioteca chorou. Não quero que você me faça chorar. Não quero que você seja um motivo ruim na minha vida. Você é motivo de sorrisos, razão pra eu acordar num dia de chuva e tomar banho e mudar de roupa porque eu sei que você vai passar aqui, vai trazer algo congelado pra gente ver ser aquecido no forno e comer enquanto falamos bobagens. Não quero te odiar. Não quero falar mal de você pros outros. Pras minhas amigas. Quero falar mal de você como quem ama. Pois é, Carla, ele nunca lembra de desligar o celular antes de dormir e sempre alguém do trabalho liga. Sabe, eu quero dizer isso. Que o máximo de irritação que você me provoca é me acordar de manhã cedo falando bobagens que parecem ser importantes no celular. Não quero que você me largue. Não quero te largar. Não quero ter motivos pra ir embora, pra te deixar falando sozinho, pra bater o telefone na sua cara. E eu não tenho medo que isso aconteça (eu nunca tenho), eu fiz isso com todos os outros. É só que dessa vez eu queria muito que fosse diferente. Dessa vez, com você, eu queria que desse certo. Que eu não te largasse no altar. Que eu não te visse com outra. Que eu não tivesse raiva. Que você não passasse a comer de boca aberta. Que você entendesse o meu problema com chãos de banheiro molhados pra sempre. Que você gostasse e cuidasse de mim como disse ontem à noite que cuidará. Eu quero que dê certo, não estraga, por favor. Não estraga não estraga não estraga. Posso pôr um post-it na sua carteira? Mesmo que a gente não fique juntos pra sempre. Mesmo que acabe semana que vem. Nunca destrua o meu carinho por você. Nunca esfrie o calorzinho que aparece dentro de mim quando você liga, sorri ou aparece no olho mágico da minha por minha porta. Mesmo que você apareça na porta de outras mulheres depois de me deixar. Me deixe um dia, se quiser. Mas me deixe te amando. É só o que eu peço.
11/04/2010
Fragmento - Falta de mim - Caio Fernando de Abreu
06/04/2010
Dia de outono/ Clarice Lispector
Está fazendo um lindo dia de outono. A praia estava cheia de um vento bom, de uma liberdade. E eu estava só e naqueles momentos não precisava de ninguém. Preciso aprender a não precisar de ninguém. É difícil, porque preciso repartir com alguém o que sinto. O mar estava calmo. Eu também, mas à espreita, em suspeita, como se essa calma não pudesse durar. Algo está sempre por acontecer. O imprevisto me fascina!
29/03/2010
Cansar/ Frase/ Caio Fernando de Abreu
23/03/2010
A bunda que engraçada1930 - O AMOR NATURAL- Carlos Drumond de Andrade

13/03/2010
Texto Mulher/ Clarissa Corrêa

12/03/2010
02/03/2010
Frase/ Sinceridade/ Oscar Wilde

Martha Medeiros/ Fragmento / Mudei

Quem sabe eu ficando mais bonita, mais equilibrada ou mais inteligente, ele não volta pra mim?Foi assim que me matriculei simultaneamente numa academia de ginástica, num centro budista e em um curso de cinema.Nos meses que se seguiram eu me tornei dos seres mais malhados, calmos, espiritualizados e cinéfilos do planeta.E sabe o que aconteceu?Nada, absolutamente nada, ele continuou não lembrando que eu existia.
28/02/2010
Fragmento/ Tati Bernardi/ Consertar

"Mas a lição que eu aprendi no sábado é que não vale a pena consertar um carro pela décima vez. É mais fácil comprar um novo e fim de papo. Afinal, eu bem que tentei consertar meu relacionamento com todas essas pessoas e só ganhei mais e mais poses e menos e menos verdades. Ainda que doa deixar pessoas morrerem, se agarrar a elas é viver mal assombrado."
18/02/2010
As Cem Linguagens das crianças...

16/02/2010
Fragmentos do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres/ Clarice Lispector
"E 'eu te amo' era uma farpa que nãose podia tirar com uma pinça.Farpa encrustada na parte mais grossa da sola do pé. "
"Faz de conta que uma veia não se abrira e faz de conta que dela não estava em silêncio alvíssimo escorrendo sangue escarlate"
"Ela descobriu que precisava dele,e isso a deixava desesperada...Queria continuar amando-o mas sem precisar tão violentamente dele"
"Se não há coragem, que não se entre.Que se espere o resto da escuridãodante do silêncio, só os pés molhadospela espuma de algo que se espraiade dentro de nós.Que se espere.Um insolúvel pelo outro.Um ao lado do outro, duas coisas que não vêem na escuridão.Que se espere.Não o fim do silêncio mas o auxílio bendito de um terceiro elemento:A luz da aurora."
15/02/2010
Uma dose de amnésia e duas de desapego

Que seja doce.../ Caio Fernando de Abreu

“Então, que seja doce.Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim, que seja doce.Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo; repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante.Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce, talvez não saiba responder.Tudo é tão vago como se fosse nada.”
14/02/2010
Fragmento / Caio Fernando de Abreu/ Cotidiano

Tu seras la historia de mi vida - Verônica H

11/02/2010
Fragmento do filme /Antes que o dia termine

08/02/2010
Augusto Cury / O mundo ainda tem um jeito / Fragmento

Quando vejo uma mãe perdoar um filho apesar de ele não merecer, quando vejo alguémapostar num amigo quando ninguém mais acredita nele, quando vejo um paciente com câncer acreditar na vida apesar de estar morrendo, ou quando contemplo um mendigo dividir seu pão apesar de não ter qualquer valor para a sociedade. Eu penso comigo. O mundo ainda tem jeito.
O amor / Joaquim M. de Macedo / Fragmento

"O amor é um menino doidinho e malcriado que, quando alguém intenta refreá-lo chora, escarapela, esperneia, escabeija, morde, belisca e incomoda mais que solto e livre; prudente é facilitar-lhe o que deseja, para que ele disso se desgoste; soltá-lo no prado, para que não corra; limpar-lhe o caminho, para que não passe; acabar com as dificuldades e oposições, para que ele durma e muitas vezes morra. O amor é um anzol que, quando se engole, agadanha-se logo no coração da gente, donde, se não é com jeito destravado, por mais força que se faça mais o maldito rasga, esburaca e se aprofunda."
03/02/2010
Carta para o homem que morreu e um pouco de verdade viva/ Tati Bernardi
